O uso do cavalo com finalidade terapêutica não é uma descoberta recente, Hipócrates em seu “livro das dietas” em 351 a.c, já aconselhava a equitação para regenerar a saúde.
O cavalo é utilizado nesta terapia, porque a sua marcha é muito semelhante à marcha humana, transmitindo estímulos ao praticante quando montado semelhante aos que receberia quando estivesse andando.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que o utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.
No Brasil a Equoterapia chegou em 1989, trazida pela Associação Nacional de Equoterapia ANDE- Brasil, no Distrito Federal.
Da mesma forma no nosso estado, quando da recriação do Esquadrão de Polícia Montada. Em 1992, foi implantado o atendimento equoterápico de forma gratuita e assistencial, como acontece até os dias atuais. Sendo que esta prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Tendo excelentes resultados quando ministrada por profissionais de saúde, educação e equitação.
Atualmente o Regimento de Policiamento Montado, com sua nova divisão funcional, transformou este setor em núcleo. Sendo que depois de 14 anos oferecendo este serviço à população amazonense, em 27 de Julho de 2006, o núcleo de Equoterapia deste regimento foi filiado a ANDE, associação que norteia todas as Equoterapias do Brasil. Somos o único centro do estado do amazonas filiado, com 20 anos de serviços prestados à comunidade.
São cerca de quatrocentos e dozes (412) pessoas beneficiadas com o nosso programa de Equoterapia desde o ano de 2006 a 2012.
Atendemos atualmente 58 praticantes, entre crianças, jovens e adultos. O atendimento é realizado nesta unidade policial militar, uma vez por semana, com duração de 30minutos. O Núcleo trabalha com 03 equinos (Bravo, Gigante e Diamante) nas práticas diárias. As patologias atendidas são: Paralisia Cerebral, Autismo, Hiperatividade, Deficiência Auditiva, Síndromes de Down, de Asperg, West e outras.
O Núcleo de Equoterapia, hoje em dia, tem uma lista de espera de aproximadamente 300 pessoas para o ingresso no programa social da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
Equoterapia: “Reabilitaréamar”!